Não é tão difícil diferenciar um medidor inteligente de um analógico, no entanto, não se pode confundir um medidor eletrônico com um inteligente, uma vez que todo medidor inteligente é eletrônico, mas nem todo medidor eletrônico é inteligente.
Uma pesquisa da Northeast Group aponta um mercado de US$ 49 bilhões no setor de medidores inteligentes nos países emergentes no ano de 2020 em que até pouco tempo atrás, se restringir ao mercado dos países desenvolvidos, que representam 90% dos equipamentos já instalados, mas a próxima onda está nos países emergentes.
Os medidores inteligentes fornecem informações em tempo real sobre o uso, em casos específicos da geração, de energia para o produtor de energia, o provedor de serviços e o consumidor. Usando um aplicativo móvel, o consumidor pode gerenciar melhor o uso de energia, economizar dinheiro e reduzir o consumo. Psicologicamente, ver o valor do consumo pode influenciar diretamente no comportamento das pessoas, fazendo-as economizar e até mesmo adotar outras formas de taxação como a tarifação branca.
Em 2010 a ANEEL abriu a primeira audiência pública visando o aperfeiçoamento da estrutura tarifária com a inserção dos consumidores de baixa tensão no contexto das Redes Elétricas Inteligentes, por meio de tarifas horárias em que foi proposto a tarifação branca.
A tarifação branca estabelece diferentes preços de energia para diferentes horários do dia em que só é possível devido os medidores inteligentes. Estabelece-se para tarifação branca da CEMIG os horários:
Ponta - das 17:00 às 20:00
Intermediário - 16:00 / 17:00 e 20:00 / 21:00
Fora de Ponta - Horários restantes
Em adicional a essas condições tem-se também a relação ao período seco e úmido em que valores podem alterar. Em adicional ao consumo em prédios inteligentes tem que levar em consideração a geração por painéis solares entre outros, que em casos como esses podem zerar o consumo ou até mesmo fornecer energia para rede.
Em geral o consumidor possui um comportamento padrão de consumo durante o dia, o que resulta em uma curva característica de carga. Contudo, mesmo em uma curva típica de carga ela pode variar de acordo com o grupo especifico de pessoas ou região. Um estudo realizou os cálculos de retorno do investimento para uma única residência e verificou quem em média tem-se o retorno do investimento do investimento em 5 anos e uma economia de aproximadamente 20 reais mensais. Sabendo disto e extrapolando a um prédio residencial tem-se que se faz uma economia considerável de energia, isso desconsiderando uma possível geração.
Comments