Um fator importante na hora de se dimensionar um prédio inteligente é o quão eficiente pode ser seu sistema de climatização. Os sistemas de ar condicionado (CA) são responsáveis pela maior porcentagem do consumo de energia nos edifícios. Espaços compartilhados constituem uma área considerável de escritórios, onde a maioria dos funcionários de escritório realiza suas reuniões e tarefas diárias, e ACs nessas áreas têm impacto significativo no us
o de energia de todo o edifício de escritórios.
![](https://static.wixstatic.com/media/71d5e3_8200ed49619c4b19a2a85bd58546757e~mv2.png/v1/fill/w_570,h_333,al_c,q_85,enc_auto/71d5e3_8200ed49619c4b19a2a85bd58546757e~mv2.png)
A aplicação de tecnologia de construção inteligente aos sistemas HVAC tem o potencial de promover uma grande eficiência de energia no edifício. Tecnologias como a Internet das Coisas podem ajudá-lo a atingir suas metas atuais e futuras de energia em seu prédio.
Existem diferentes maneiras pelas quais a tecnologia de construção inteligente pode lhe dar uma vantagem crítica para obter o máximo impacto de seus sistemas HVAC. Dentre elas:
Sensores térmicos:
Sensores térmicos estrategicamente posicionados podem detectar as diferenças nas condições em cada zona do seu espaço. Por exemplo, uma sala de reuniões lotada pode aquecer rapidamente, enquanto uma área de escritório aberta com tetos altos pode ficar fria (já que o ar quente sobe e as pessoas estão mais perto do chão). Um sistema de climatização inteligente usa esses dados para se ajustar às mudanças de condições ao longo do dia ou da semana.
Sensores de ocupação:
Sensores de ocupação são úteis para ambientes de escritório (como a maioria) que não têm uso uniforme o tempo todo. Cada vez mais trabalhadores móveis estão deixando secretárias e salas de conferências vazias de 50% a 60% do tempo. Enquanto isso, você está aquecendo e esfriando espaço para pessoas que não estão lá.
Os sensores de ocupação detectam a presença de pessoas (normalmente detectando movimento) usando atualmente espaços individuais dentro de um escritório. Esses dados podem ser usados para ajustar as temperaturas com base na utilização em tempo real, economizando dinheiro no consumo de energia.
Enquanto seu sistema HVAC consome de 40 a 70% do uso de energia do seu prédio, a eletricidade para iluminação também é uma despesa enorme. Esse valor pode ser de 25% ou mais. Além de controlar um sistema HVAC inteligente, os sensores de ocupação também controlam a iluminação para reduzir ainda mais os custos de iluminação.
Sensores de CO2:
De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, altos níveis de CO2 em um prédio podem ter um impacto negativo direto no pensamento e na tomada de decisões. Os sensores de CO2 podem detectar os níveis de gás CO2 em um espaço, o que pode aumentar para níveis indesejáveis à medida que a ocupação aumenta. Quando o limite é atingido, um sistema de climatização inteligente pode aumentar os níveis de ar fresco fornecido ao espaço. Essa tecnologia pode ter um impacto significativo no bem-estar da força de trabalho
Ventilação Controlada por Demanda (DCV):
Esta tecnologia inteligente HVAC que permite ajustar as condições do edifício com base na entrada de sensores de ocupação. Quando os níveis de utilização caem abaixo das taxas de ocupação baseadas no projeto, este equipamento de ventilação especializado reduz a entrada de ar externo, o que diminui o uso de energia.
Ventiladores de velocidade variável:
Os motores de ventiladores tradicionais de HVAC funcionam apenas em força total. Motores de velocidade variável podem ajustar a velocidade do ventilador para níveis apropriados com base nos níveis de ocupação ou nas condições atuais. Os kits de inversores de frequência também podem ser instalados para adaptar os ventiladores de velocidade única existentes.
As vantagens de um sistema HVAC inteligente são muito grandes, devido ao seu alto potencial de eficiência energética. Contudo, esses avanços ainda esbarram em questões financeiras, visto que os dispositivos de controle e medição automáticos ainda são restritivos economicamente. Por isso, se faz necessário um estudo de viabilidade mais preciso afim de se constatar se esse investimento é valido ou não.
Comments